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terça-feira, 27 de setembro de 2011

El Diablo



Que tal "andar a mais de 330 km/h?
Imagine sentar-se atrás do volante de um carro que ainda hoje é feito como os primeiros, de forma quase artesanal, mas que por isso mesmo conta com detalhes de requinte, sofisticação e perfeição poucas vezes alcançados por qualquer veículo. Agora pense que se você engatar a primeira marcha e pisar fundo no acelerador vai receber um tranco nas costas como somente os pilotos de fórmula 1 sentem. E se além disto alcançar os 100 km/h em menos de 4 segundos e passar dos 330 km/h? Como se tudo isto não fosse suficiente, você será um dos apenas 80 felizardos no mundo a possuir esta máquina e irá pagar por este sonho a bagatela de US$ 320 000,00! Não, isto não é exercício de imaginação! Este super-carro existe e chama-se Lamborghini Diablo GT!!!

O primeiro Diablo foi fabricado em 1990 e, assim como quase todos os Lamborghinis, este também leva o nome de um touro - particularmente "El Diablo" ficou célebre por ter sido um touro que matou um toureiro em uma tourada! O Diablo GT - já sob controle do grupo Volkswagen - foi construído em fibra de carbono, tornando-o 130 kg mais leve que o irmão - Diablo VT. Porém existem grandes diferenças mecânicas entre eles, a começar pelo seu motor de 6.0 litros que desenvolve 575 cv, levando-o a atingir 338 km/h!!!! Este é o mesmo motor usado no final da deçada de 80 na fórmula 1.

Sua suspensão dotada de amortecedores inteligentes que identificam o tipo de piso e a velocidade, ajustando o carro para uma direção mais esportiva ou macia e confortável, ou ainda através de um botão no painel ao lado do câmbio, você poder selecionar entre esportiva ou standard. A questão não é apenas o conforto ao dirigir mas sim estabilidade e segurança para conduzir este "touro" quase indomável.
A grande marca da Lamborghini são suas portas que abrem para cima, constituindo um charme a parte. Ainda em relação ao design e também de aerodinâmica, foi introduzido um novo aerofólio que melhorou em 15% a aerodinâmica em relação ao VT.

A tração que era integral no VT, neste é traseira com controle de tração. O GT dispõe de três opções de câmbio: 5 marchas manual, 6 marchas manual e ainda uma versão de 5 marchas com comando no volante, como na fórmula 1.
FICHA TÉCNICA
Motor:
Cilindrada:
Tx de compressão:
Potência:
Potência específica:
Torque:
Aceleração:
Velocidade máx.:

Suspensão:






Câmbio:
Freios:

Pneus:

Rodas:


Comprimento:
Largura:
Altura:
Entre-eixos:
Peso: 
Lamborghini Diablo GT
V12 central longitudinal
5992 cm³
10,7:1
575 cv a 7300 rpm
96,0 cv/l
64,3 kgfm a 5500 rpm
(0-100 Km/h) 3,8s
338,0 Km/h

Dianteira: Independente, triângulos sobrepostos, barra estabilizadora. Amortecedores com controle eletrônico
Traseira: Independente, triângulos sobrepostos, barra estabilizadora. Amortecedores com controle eletrônico

manual (5 ou 6 marchas)
Discos ventilados na dianteira e na traseira com assistência ABS.
245/35 ZR18 (dianteiro)
335/30 ZR18 (traseiro)
8,5 x 18" (dianteira)
13,0 x 18" (traseira)

4430 mm
2040 mm
1115 mm
2650 mm
1490 kg

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